Vereador Umbelino Junior presta homenagem aos profissionais do Direito
Os advogados são mais que profissionais obstinados. São pessoas diferentes por natureza. Dizem que todo advogado é uma espécie de “do contra”, mas se não fosse a indignação, a capacidade de se revoltar com as desigualdades sociais, se não fosse a vontade de estudar pura e simplesmente para defender os cidadãos, que finalidade teriam esses homens e mulheres do Direito?
No dia 11 de agosto, comemora-se o Dia do Advogado. É com muita satisfação e alegria que o vereador Umbelino Júnior hoje se dirige aos advogados maranhenses! A data não foi escolhida à toa. Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o dia 11 de agosto é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil. E aí outra importante categoria de indivíduos deve ser homenageada. Hoje, também é comemorado nacionalmente o dia do Estudante.
Para se tornar advogado, são necessários anos de estudo, de dedicação, de abdicação. Por isso, nessa data tão festiva e especial, o vereador Umbelino Junior lembra com carinho os anos de aprendizagem intensa no Uniceuma, um dos maiores centros universitários do país. Foi lá que ele conquistou com muito orgulho o diploma de bacharel em Direito.
Nessa história, Umbelino recorda de importantes professores que repassaram a ele importantes lições. Um deles é Valdênio Nogueira Caminha, professor de Direito Constitucional e Administrativo, atualmente tesoureiro da OAB, seccional Maranhão. O parlamentar fez questão de requerer à Câmara Municipal de São Luís a entrega da maior honraria da Casa ao querido professor Valdênio, que já foi agraciado com a medalha Simão Estácio da Silveira. “É muito importante reconhecer e destacar o trabalho de grandes personalidades do nosso Estado. O professor Valdênio é uma pessoa brilhante, aprendi muito com ele, e como conheço as ações que ele desenvolve, sugeri à Câmara, e a Casa acatou o pedido”, comemora Umbelino Junior.
![]() |
| Professor e Diretor da OAB, Valdênio Caminha |
Sempre atento e focado na atuação dos profissionais do Direito, Umbelino Junior voltou a requerer ao legislativo municipal a concessão da medalha Simão Estácio da Silveira a outra incrível personalidade maranhense. No próximo dia 20 de setembro, é o dedicado presidente da OAB-MA, Mário Macieira, quem vai receber a honraria na Câmara de Vereadores. “Mário é uma pessoa sensacional. Ele tem feito um trabalho diferenciado à frente da Ordem, e isso precisa ser lembrado por todos os que virão depois de nós. A homenagem é uma forma de imortalizar o cidadão!”, justifica Umbelino.
![]() |
| Presidente da OAB, Mário Macieira |
Esta semana, a OAB-MA promoveu vastas atividades alusivas ao Dia do Advogado, em São Luís. A programação se encerra hoje, em grande estilo, com o show da banda Paralamas do Sucesso, na Nova Batuque (Av. Daniel de La Touche, Cohama), a partir das 22h.
Medalha honrosa
A honraria é concedida anualmente a três personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços para o município de São Luís. A medalha Simão Estácio da Silveira, considerada a maior honraria do Legislativo Ludovicense, foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução do Plenário 05/95. Em cada período legislativo, os vereadores outorgam a medalha a três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, primeira denominação recebida pela casa legislativa municipal.
Reflexão
"São os homens e não as leis que precisam mudar. Quando os homens forem bons, melhores serão as leis. Quando os homens forem sábios, as leis por desnecessárias, deixarão de existir. Mas isto, será possível somente, quando as leis estiverem escritas e atuantes no coração de cada um de nós."
(Hermógenes)
(Hermógenes)



Nenhum comentário:
Postar um comentário