Uma manifestação preservada há séculos. Rico patrimônio cultural de um povo que faz da arte o retrato da própria vida. A mais conhecida expressão da cultura popular do maranhão, o Bumba Meu Boi recebeu nesta quinta-feira (30) a certificação do título de patrimônio cultural do Brasil.
O título é de 2011 e foi aprovado por meio do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, o órgão vinculado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Para o nosso vereador, apaixonado pela época mais festiva da cidade, o momento é de grande importância: “Esse reconhecimento dá uma importância maior a uma manifestação que já é a alma do Maranhão e agora se transforma na alma do Brasil”.
O Bumba Meu Boi é reconhecido como complexo cultural de uma grade celebração das expressões presentes na vida social de seus participantes.
Grandes personagens
O blog conversou com Donato Alves, um dos homenageados na cerimônia e fundador do Boi de Axixá, brincadeira da região do Munim que completa 53 anos de existência.
Seu Donato,como é conhecido, tem 80 anos de idade, é o autor da toada “Bela Mocidade”, uma das mais conhecidas e cantadas do folclore maranhense. “Isso é a coisa que eu mais gosto de fazer na vida, então fico muito feliz quando estou junto com eles, os integrantes entram para a família”, diz ele.
Comitê gestor
A partir de agora, a brincadeira deve ser protegida pelo Estado para manter as suas características originais. Nos últimos anos, alguns grupos implementaram modificações na brincadeira que não eram condizentes com sua forma original.
Além da titulação foi realizada também a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para salvaguarda do Bumba meu boi e também a Instalação do Comitê Gestor do Bumba meu boi do Maranhão, composto por vários órgãos e entidades culturais.
O comitê vai ter a responsabilidade de preservar a cultura e criar medidas de propagação do folclore. O grupo é formado por representantes de órgãos públicos e de entidades culturais do Estado.
Tradição secular
O bumba-meu-boi é uma brincadeira que contempla teatro e dança e conta a história de Pai Francisco e Mãe Catirina. Grávida, Catirina deseja comer a língua do boi precioso do patrão de Pai Francisco. Ao atender o desejo da esposa, Francisco é perseguido. No final da trama, o boi é ressuscitado e Francisco volta tranquilamente a trabalhar na fazenda.
Hoje, existem no Maranhão aproximadamente 200 grupos de bumba-meu-boi e todos obedecem um calendário que vai do batismo do boi (maio ou junho) até a "morte" da brincadeira, após os festejos juninos.
O ápice da brincadeira ocorre em junho, durante as festas para São João e São Pedro. No largo de São Pedro, em São Luis, as homenagens ao santo chegam a receber até 150 mil pessoas.No dia de São Marçal, em 30 de junho, os bois se reúnem no tradicional bairro do João Paulo, em São Luís.
Os brincantes dançam em reverência ao santo. A festa reúne por volta de 200 mil pessoas e já tem 85 anos.O blog comemora muito esse título. Agora o Bumba meu boi é patrimônio de todos os brasileiros. Um verdadeiro presente nesses 400 anos de São Luís!!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário